quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO MAHI VÊ - UEB JOSÉ DA SILVA ROSA

Compartilhamos com vocês os registros fotográficos do momento de apresentação do produto final do projeto "MAHI VÊ: O caminho das Índias é na escola", que aconteceu no dia 14 de novembro de 2009. Desenvolvido no turno vespertino da UEB José da Silva Rosa, o projeto envolveu os alunos de 3º e 4º ciclos, com os componentes curriculares Língua Inglesa e Arte.
O Grupo de Formadores de Coordenadores Pedagógicos foi convidado, na pessoa da formadora Katharine Moucherek e é claro que não poderíamos perder essa oportunidade de vivenciar momentos tão especiais!
Parabéns aos que contribuíram com o projeto. Foi gratificante presenciar o real desenvolvimento dos alunos em diferentes dimensões, o que inclui a competência comunicativa, verbal ou escrita, bem como na percepção e expressão corporal.


Acima, os professores Luiz Máximo (Língua Inglesa) e Leal Filho (Arte), exibindo, orgulhosos a ornamentação da escola para a apresentação do produto final do projeto.

No clima das Índias, a ornamentação da escola ficou impecável.

Que painel espetacular!


Foi um momento emocionante.

Nessa foto é possível visualizar a grandiosidade do projeto.
À esquerda, a coordenadora Adriana, ao centro, os alunos do 4º ciclo e à direita, o professor Leal Filho.
O professor Luiz Máximo, fazendo os agradecimentos finais.

Os professores Leal Filho e Luiz Máximo, as coordenadoras Adriana Gama e Katharine Moucherek, junto às alunas do 4º ciclo.


Para visualizar o folder do projeto, clique no link abaixo e depois em "click here to start download".

29 comentários:

  1. Nossa!!!! deve ter sido maravilhoso, há muito tempo não via um projeto desse porte. Parabéns aos professores!

    ResponderExcluir
  2. PUXA!!! GOSTARIA MUITÍSSIMO DE TER VISTO PESSOALMENTE! ESTÁ SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mesmo! Concordo! Pelo visto os professores integraram Arte (Visual, Dança e Música) mais a Lingua Inglesa. Trabalho de mestres, superdifícil no ensino fundamental. Gostaria de ter visto.

    ResponderExcluir
  4. Não tem mais fotos? Estão Belas!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh!!! Eu queria ter presenciado!!! Prabéns!

    ResponderExcluir
  6. Arte + Inglês + Índia = Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! Gostaria de saber Como foi "costurada" essa Idéia da integração das duas disciplinas. Seria interessante para que trouxéssemos a Índia, a África, o México... Enfim, o mundo para dentro da Escola. Serei repetitiva mas, Parabéns mesmo aos professores e, pelo jeito, não somente eu gostei, smente hoje sou a 8ª. Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  8. E um detalhe importante: Todos os alunos parecem estar comportadíssimos e prestigiando mesmo... Impresionante! 10 com louvor!

    ResponderExcluir
  9. Deslumbrante! A pintura do painel deixa bem claro: o caminho foi da índia mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. E como ninguém ficou sabendo????... EU QUERO VER TAMBÉM!!!!

    ResponderExcluir
  11. Os alunos e toda a comunidade escolar, enfim, todos estavam concentradíssimos, envolvidos e felizes! Foi maravilhoso presenciar essa atividade. Até a hora de limpar a escola foi bonito de ver. Todos felizes e orgulhosos pela escola que têm e querem manter. É isso aí. Todos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sei bem o que é isso, quando os alunos realmente percebem um compromisso por parte dos professores eles se entregam livremente. Parabéns aos idealizadores!

    ResponderExcluir
  13. O cenário está fantástico, totalmente diferente dos projetos tradicionais que vemos muito por ai... Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite! Até que enfim alguém acordou para a necessidade de sairmos da mesmisse cultural que nos cerca em termos de projetos e ampliarmos o conteúdo de MUNDO dos nossos alunos. Definitivamente corajosos esses professores e, melhor, vitoriosos pois pelo jeito deu muito certo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus!!! Me interessei em dar uma olhadinha nesse Post só pela quantidade de comentários mas, estou percebendo que deve ter sido apoteótico mesmo. Saber de resultados assim nos dá muito mais gás para o ano que vem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Olá a todos! Sinceramente essas experiências deveriam ser compartilhadas. Eu mesma quiz trabalhar com o tema Índia em minha escola e encontrei um barrismo forte por parte dos outros professores e fiquei muito apreensiva em trabalhar sozinha sem um norte metodológico. Se eu soubesse que outros professores também estavam trabalhando com esse conteúdo, minhas dúvidas poderiam ter sido pulverizadas em um simples intercâmbio desde o início... Uma pena! Mas, não retiro o mérito dos dois corajosos, Parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  17. Pura e dura realidade da amiga de cima. Só sabemos que algo deu certo depois que acontece e sequer podemos compartilhar o passo-a-passo! Parabéns aos professores e aos ALUNOS!

    ResponderExcluir
  18. Oi, meus alunos também me pediram aulas sobre aíndia mas por falta de preparo me limitei a documentários do Discovery que achei na Americanas e nem foram tão bons quanto pensei. Seria muito bom ter sabido desse projeto no início. Fiquei frustrada agora! Parabéns aos colegas!

    ResponderExcluir
  19. Meninas... O importante é que agora temos alguma referência. Não foi de todo ruim, não acham? A propósito, belo cenário, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  20. FENOMENAL!!! Onde fica a UEB mesmo???

    ResponderExcluir
  21. Fica no São Bernardo, era um antigo anexo do Ana Lúcia onde trabalho e, nem assim, bem perto fiquei sabendo. Perdi a chance de assistir também, gostaria muito. Parabéns aos professores;

    ResponderExcluir
  22. Olá! Os professores envolvidos trabalham na Semed na área de projetos? Em que horário? Gostaria de trocar várias idéias... Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Tô petrificada com o cenário.....

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia. Até agora ninguém postou nada do folder, dei o download e li. Ficou muito bom também. Parabéns duplo!

    ResponderExcluir
  25. Bom Dia, ninguém até agora falou nada do folder disponibilizado para download. Baixei e Lí, muito bom também. Parabéns duplo!

    ResponderExcluir
  26. Olá, pessoal!
    Olha, se vocês tiverem interesse, podemos pedir aos professores que compartilhem o projeto em si, com a sequência didática para o desenvolvimento do trabalho. Mas, vale lembrar que além do talento - incontestável - os professores têm conhecimentos específicos de suas áreas e talvez por essa razão se torne um pouco maior o desafio de desenvolver o mesmo projeto com um desempenho similar ao deles. Por exemplo, o professor Leal Filho ensaiou durante aproximadamente 3 meses com seus alunos a coreografia nos padrões indianos (coisa que não saberíamos fazer, mas talvez não seja uma limitação para vocês :) e o professor Luiz Máximo fez uma análise comparativa entre a cultura e o vocabulário indiano e anglo-saxônico, ou melhor, norte-americano. São conhecimentos específicos das áreas, mas isso não impede que façamos um ótimo trabalho, mesmo não conhecendo tão bem quanto eles as temáticas abordadas no projeto. Vale lembrar que certamente o sucesso dessa iniciativa se deve a um árduo trabalho de pesquisa e investigação. É sempre bom lembrar que educação sem planejamento da ação fica ao prazer do espontaneísmo e não alcança um resultado tão bacana quanto o demonstrado por essa comunidade escolar.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  27. tenho muito orgulho de estudar lá cm esses professores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É motivo de grande alegria para nós saber que existem educadores que motivam seus alunos e alunas para seguir em frente em busca da realização de seus sonhos. Parabéns a todos!

      Excluir