quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

"O ATO DE LER", por Kátia Cilene Amorim

(Para divulgação)

Olá, car@ visitante!

Na postagem de hoje, divulgamos o belíssimo trabalho da nossa colega formadora, a Profa. Msc. Kátia Cilene Amorim Gomes, que lançou seu primeiro livro na última edição da Feira do Livro, em São Luís, no ano de 2019.
A publicação trata sobre os resultados da pesquisa feita pela autora no âmbito dos trabalhos acadêmicos do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Maranhão.
A seguir, a sinopse do livro: 
As vivências de um processo dialógico às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas a intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler realizadas por ocasião de pesquisas no mestrado profissional – PPGEEB – UFMA.
“O ato de ler: vivências de um processo dialógico” conduz à percepção de que o esforço para a leitura não se limita a técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as) que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um “novo” dizer, nomear com palavras novas, o “novo”, sempre dito em velhas palavras.

A autora analisa as formas como ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Neste sentido e com este trabalho, queremos contribuir de maneira significativa para suscitar novas reflexões sobre as práticas do ensino do ato de ler desenvolvidas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, melhorando, assim, o nível de desenvolvimento de leitura das crianças inseridas no contexto de alfabetização dos anos iniciais. Isso porque observa se que a leitura proporciona melhoria da condição social e humana, permite uma visão mais crítica do indivíduo e possibilita o acesso à informação e ao conhecimento.  

Recomendamos, veementemente, o acesso à leitura dessa obra que, certamente, tem muito a contribuir com as práticas de ensino da leitura em nossas escolas.

Para maiores informações, estaremos à disposição. 

Cordialmente,

Grupo de Formadores de Coordenadores Pedagógicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário